O Município

Dados do município.

Dados do município/localização

Fundação: 26/03/1957
Emancipação Política: 26 DE MARÇO
Gentílico: URUOQUENSE
Unidade Federatíva: CEARÁ
Mesorregião: NOROESTE CEARENSE
Microrregião: COREAÚ
Distância para a capital: 300 KM

Dados de características geográficas

Área: 696,77
População estimada: 12894
Densidade: 18,50
Altitude: 70
Clima: SEMI-ÁRIDO
Fuso Horário: UTC-3
Uruoca é vocábulo indígena que significa "morada dos urus". Do tupi uru: uru ou capoeira, uma espécie de ave; e oca: casa, habitação dos índios.
Distrito do município de Granja, quando a lei nº 3.560, de 26 de março de 1957, deu-lhe a categoria municipal.

Começa por volta do ano de 1882 com a ereção da capela dedicada à Nossa Senhora do Livramento, construção essa feita através da doação de um terreno de Cândido José de Almada Bravo, um dos precursores do então distrito. Seu crescimento de forma rápida foi se dando após a construção da Estação Ferroviária que ligava Camocim a Sobral em 1892, ferrovia essa desativada em 1977, estando ainda erguida a antiga estação à margem da CE-362, que foi transformada em um centro artesanal. Era antigamente conhecida como Riachão, porque um riacho cortava a pequena vila. Pertencia ao município de Granja, como distrito. Foram dados nomes como Valdelândia ou Rochalândia, buscando homenagear as famílias ilustres da época, mas no dia 30 de dezembro de 1943, através do Decreto Lei nº 1.114, lhe foi concedido o nome definitivo de URUOCA. A lei nº 3.560, de 26 de março de 1957, deu-lhe a categoria municipal. Foi elevado a categoria de município a 26 de março de 1957, segundo a Lei nº 3.560, sendo instalado no dia 14 de abril do mesmo ano.
A cultura em Uruoca é bem diversificada. Na proximidade do aniversário do município, realizam-se vários eventos culturais, dentre eles o Festival da Canção Maestro Bebé, que atraem cantores profissionais e amadores do município e região. No mês de junho, como é costume no Nordeste, acontecem as apresentações de quadrilhas; no mês de julho, especialmente no segundo final de semana, acontece o Festival de Quadrilhas de Uruoca (FQU), onde há a apresentação de quadrilhas da Zona Norte do estado.
Uruoca é divida em três distritos: sede, Campanário e Paracuá. Como na maioria dos municípios, a população está mais concentrada na sede; em seguida vem Campanário e Paracuá. A cidade de Uruoca é dividida em seis bairros: Centro, Brasília, Alecrim, Roberto Dourado, Nossa Senhora do Livramento e 26 de Março. Há comunidades expressivas, que juntas com as sedes dos distritos, configuram as nove maiores comunidades em população no município. São elas: Boa Vista, Casinhas, Bom Sucesso, Cantagalo, Pedra Branca dos Caris e Canto das Pedras.
Geografia
No município de Uruoca, há muitas serras. A sede do município é cercada por serras, e os moradores dizem que Uruoca é um "buraco". Uruoca está na Depressão Sertaneja, que é uma classificação especial par este tipo de relevo, a uma altura média de 70 metros. A área do município é de 696,77 km².

Vegetação
Como na maior parte do Ceará, a vegetação predominante é a Caatinga, do tipo arbustiva densa. Há outros tipos de vegetação menos abundantes que são: Complexo Vegetativo da Zona Litorânea e Floresta Mista Dicótilo-Palmácia.

Solo
Os tipos de solos encontrados são: Solos Litólicos, Planossolos solódico e Podzólico Vermelho-Amarelo.

Clima
Como é comum no Sertão Nordestino, o clima de Uruoca é semi-árido, com temperatura média de 26 °C a 28 °C e um período de chuvas de janeiro a maio, e de seca de junho a dezembro. A pluviosidade anual média é 956,8 mm.

Recursos hídricos e Hidrografia
Os recursos de Uruoca são: o Rio Coreaú, que passa pelo distrito de Campanário, e o açude Premuoca, que se localiza na sede do município. Este último tem água salobra, e a água consumida em Uruoca vem do rio Coreaú, que é administrada pela CAGECE.

Lazer
O lazer no município vem crescendo recentemente. O principal ponto é o açude Premuoca, tanto que foi criado o balneário Premuoca de um lado do açude o açude esta seco, e o balneário José Iso Pessoa do outro. Nos finais de semana, principalmente na época chuvosa, quando o açude está sangrando, parte da população vem para um desses pontos para se divertir e ver este espetáculo.

Esportes
Os esportes no município se destacam principalmente pelos campeonatos realizados pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto. Campeonatos de futebol são os eventos que mais atraem, pois com a reforma recente do estádio Ivanilton Gomes Batista, o "Batistão", conta com gramado. Os campeonatos de futsal também atraem muitas pessoas para o Ginásio Poliesportivo Aniceto Rocha, onde acontecem com a proximidade do aniversário do município, dia 26 de março. No distrito de Campanário temos o Ginásio Onias Fernandes Chaves. Em Paracuá, temos o Ginasio esportivo Téo Filho.

Religião
Como na maior parte do Nordeste, a religião predominante é o Catolicismo. Recentemente, foi criada a Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, que engloba o município, exceto Paracuá, que ainda continua figurado na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Martinópole. Os festejos da padroeira, de quem a paróquia recém-formada recebe o nome, acontecem de 5 a 15 de agosto. Há também outras religiões em Uruoca, o Protestantismo,como a segunda religião mais praticada no município, e em minoria, o Espiritismo.

Hino

Minha querida Uruoca,
trago-te sempre no meu coração
Eis a minha terra
Que tanto quero com amor e afeição.
Eu te desejo alegremente
Futuro belo e promissor
É tê-lo-á certamente,
Pois os teus filhos têm valor.

Refrão
Desenvolver, lutar, crescer, subir
Olhar pra frente
Em busca do porvir.

Agricultura e pecuária
Precisa sempre desenvolver,
Para o teu comércio ficar sempre
Todo ano a florescer.
Saúde e educação
É um dever se proteger
Com os teus filhos sadios e educados
O teu progresso não pode perecer.

(repete refrão)

Bandeira


NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Esporte Há 1 dia(s)

MAIS DE 400 CRIANÇAS E JOVENS PARTICIPAM DA SELETIVA BLOCKCHAIN SPORTS EM URUOCA

Mais de 10 atletas uruoquenses foram pré-aprovados e poderão ser convocados para os treinamentos profisssionais

#Empreendedorismo Há 5 dia(s)

URUOCA FOI FINALISTA DO PRÊMIO SEBRAE PREFEITURA EMPREENDEDORA NA CATEGORIA TURISMO E IDENTIDADE TERRITORIAL!

O projeto apresentado pela Gestão Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento S [...]

#Saúde Há 9 dia(s)

UM NOVO OLHAR PARA URUOCA!

Cerca de 650 consultas/exames oftalmológicos foram realizados pelo Governo de Uruoca, at [...]

#Esporte Há 12 dia(s)

AGORA OS JOVENS URUOQUENSES DE 12 A 17 ANOS TÊM A CHANCE DE REALIZAR O SONHO DE SER JOGADOR DE FUTEBOL PROFISSIONAL!!

Já perguntava a canção da banda mineira Skank: "Quem não sonhou em ser um jogador de fut [...]

#Esporte Há 14 dia(s)

PRIMEIRA ETAPA DOS JOGOS ESCOLARES!

Aqui nós jogamos para ganhar! Neste sábado (13), nossos alunos da rede municipal e est [...]

#Educação Há 15 dia(s)

URUOCA SEGUE AVANÇANDO NA EDUCAÇÃO!

Uruoca supera a média estadual (5,5) e do Brasil (5,1) no Índice de Oportunidade da Educ [...]

#Educação Há 21 dia(s)

MAIS CONQUISTAS E AVANÇOS PARA A EDUCAÇÃO URUOQUENSE

Uruoca foi contemplada, através do programa Novo PAC do Governo Federal, com a entrega d [...]

#DireitosHumano Há 21 dia(s)

ATENÇÃO: MAIS UM PASSO IMPORTANTE PARA A REALIZAÇÃO DO CONCURSO PÚBLICO!

Atenção: Mais um passo importante para a realização do Concurso Público! O Prefeito [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito