VALDETE MOREIRA É UMA DAS MULHERES DE DESTAQUE

Publicada em 22/03/2018 às 15:44:30 por Secretaria de Ouvidoria, Comunicação, Transparência e Relações Institucionais

Em homenagem a guerreira “Mulher do Correio”

A mulher sobre a qual se debruça estas poucas linhas nasceu no ano de 1947, na localidade de Panacuí - Marco/CE. Em 28 de outubro do já citado ano, vinha ela ao mundo para marcá-lo de forma significativa.

Tendo nascido em Marco, mas o destino a desviado para terras uruoquenses aos seis anos,Valdete Moreira Barbosa teve sua história eternizada em nossa terrinha. Tendo começado sua carreira profissional no ano de 1966, como professora substituta por dois anos na Escola de 1º e 2º grau de Uruoca (atual EEM Olímpio Sampaio da Silva), ela contribuiu com a Educação de Uruoquense, tendo passado mais sete anos nas Intituladas “Escolas Municipais de Uruoca”.

Porém, sua vida profissional marcaria a história do povo de Uruoca, quando Valdete, em1974, realizou o concurso para os Correios e Telégrafos, tendo alcançado êxito. Sendo a única funcionária da agência, exercia a função de gerente e ainda assumia todas as outras funções para o bom andamento do setor. Quando, no decorrer dos anos, as Agências de Correios e telégrafos assumiu o contrato com a Agência do INSS para a realização de aposentadorias e benefícios da Previdência Social; Valdete não só realizou pagamentos de todos os aposentados e pensionistas, como ajudou as pessoas mais necessitadas a conseguirem o benefício. Nascia então seu maior desafio: trabalhar exercendo sua função e atender seu coração humilde que gritava solidariedade ao povo de mãos calejadas. Conquistando o carinho daquela gente sofrida, esta mulher de garra, que ficou conhecida como a “ Mulher do Correio”, cravou em nossas terras sua história de suor e dedicação, fazendo orgulhar por seu esforço e bom coração.

Hoje, aposentada, seu sorriso agora encanta filhos e netos e suas mãos desenham a vida em fuxicos e crochês.