MARIA DE JESUS DA COSTA BATISTA É UMA DAS MULHERES DE DESTAQUE

Publicada em 21/03/2018 às 08:24:31 por Secretaria de Ouvidoria, Comunicação, Transparência e Relações Institucionais

As mãos da educação: biografia de Jesus Lourenço

Um lugar transforma-se naquilo que a educação faz dele. Portanto, faz-se válido destacar os reais responsáveis pela formação de um povo “bem-educado”, no caso, nossos professores. Em meio a tantos educadores que traçaram uma história de giz e quadro negro, a ocasião nos faz saudar, com título de mulher destaque, a professora Maria de Jesus da Costa Batista, que contribuiu significativamente para o êxito da educação de Uruoca.

Nascida em meados dos anos 50, na cidade de Granja-CE, a filha de Sebastião Lourenço da Costa e de Maria de Nazaré da Costa veio ao mundo para seguir seu destino, contribuindo para a educação de seu povo. Aos 27 anos veio morar em Uruoca, onde construiu sua família. Começou sua carreira profissional na “escola do Estado” (EEM Olímpio Sampaio da Silva) em 1978 e se manteve lá até 2002 quando se aposentou.

Não cessada sua missão de educadora, continuou como professora do Município, concursada em 2003, aposentando-se no ano de 2012. Sua história, na educação, sempre foi marcada por sua forma tradicional de lecionar e pela dedicação aos alunos; apesar de ter vida humilde, sempre buscou a dignidade e o respeito, transmitindo esses valores aos familiares e alunos. Sua vida, marcada por muito respeito, determinação e reconhecimento, foi inspiração para muitos aspirantes à profissão de professor. Carreira tão singular ainda permeia a memória de pais e alunos que já tiveram o privilégio de tê-la como professora. Mulher batalhadora que sempre se doou à vida escolar e à vida familiar.

Atualmente, reside em Uruoca e transmite seus conhecimentos aos filhos e netos, fazendo valer esta verdade: “ O homem é aquilo que a educação faz dele. ”