LEDA MARIA É UMA DAS MULHERES DE DESTAQUE

Publicada em 22/03/2018 às 15:41:54 por Secretaria de Ouvidoria, Comunicação, Transparência e Relações Institucionais

Uma história de lutas e glórias: vida de Leda Maria

Mais uma mulher se desenha nestas linhas. Vinda do Ipú, ela chega em nossa terrinha para fazer história na política local. Nascida no ano de 1977, na cidade de Ipú-CE, filha de Maria Rodrigues da Conceição Ribeiro e Joaquim Silva Ribeiro, veio para terras uruoquenses aos 03 anos de idade.

Sua infância foi humilde e muito digna ao lado de seus familiares. A adolescência foi marcada por muitas alegrias, amigos e acima de tudo muita determinação. Sempre se mostrou não ter medo do trabalho, pois ainda muito jovem iniciou suas funções como cuidadora de crianças em casas de famílias, mas sempre conciliando o trabalho com os estudos, ela concluiu sua graduação em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Por ser agraciada de uma beleza encantadora, foi Rainha do Município e destaque em muitos eventos outrora promovidos.

Tanta beleza e carisma, despertou o amor no jovem Jan Keuly Pessoa Aquino, com o qual se casou ainda muito jovem; dessa união, nasceram 03 (três) filhos. Após o casamento, morou por cinco anos na localidade de Arisco, Município de Uruoca, onde começou a trabalhar com seu esposo no ramo de extração e venda de “estacas de sabiá”, diante de muito empenho e dedicação, esta atividade foi crescendo, o que possibilitou embarcá-los no ramo empresarial, mas sempre com humildade e perseverança ao lado de seus funcionários, estes, por sua vez, tratados como amigos da família.

Sua luta e determinação levaram os dois à política local, o quais fizeram valer seus valores de humildade e determinação e tornaram-se amados pelo povo e a então “Leda Maria’’ passou a atender carinhosamente por “ Ledinha”.

Recebendo o título de Primeira-Dama do Município no ano de 2001, honra-o, de forma simbólica, até os dias atuais, título que perpetua por seu brilhante desempenho junto a comunidade carente, por ter um coração terno e conquistar a todos com seu carisma. Tornou-se a tão inesquecível “Ledinha do Keuly”. Atualmente, reside no Município de Uruoca e continua o trabalho lado a lado ao seu esposo, os quais são comerciantes e representantes natos de nosso Município na área política.

Finda-se, conservando esta verdade, a voz da mulher ecoa nos quatros cantos da luta e faz valer o seu nome escrito na memória de todos que a conhecem.