MARIA DE JESUS RODRIGUES É UMA DAS MULHERES DE DESTAQUE

Publicada em 21/03/2018 às 08:25:34 por Secretaria de Ouvidoria, Comunicação, Transparência e Relações Institucionais

À saúde, um legado de amor e dedicação

As linhas que agora se escrevem são dedicadas à filha dos saudosos Salviano Passos Filho e Francisca Marques de Araújo. Caçula de uma prole de 8 filhos do casal, em janeiro de 1944, no município de Uruoca, nascia Maria de Jesus Rodrigues.

Na década de 50, iniciou seus estudos na “Escola Reunidas de Uruoca” (atual EEM Olímpio Sampaio da Silva) onde consolidou a educação familiar recebida, sendo orgulho dos pais e professores. A Escola João Ximenes foi seu prelúdio profissional como professora de alfabetização. Porém, a vida ainda lhe reservava muitas surpresas. Logo que foi inaugurada a Unidade Mista de Saúde de Uruoca, Jesus Rodrigues assinou contrato com a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará para trabalhar em prol da saúde de seu município. Grande salto, com êxito, da educação para a saúde.

Seu destaque no campo da saúde foi devido às suas abençoadas habilidades para realizar partos normais, assumindo, então, função de parteira leiga e atendente de enfermagem, que foi impulso para fazer o curso de “Reciclagem e aperfeiçoamento como parteira”. Ainda para qualificar sua prática, fez curso de auxiliar de enfermagem.

“Dona Jesus”, como é carinhosa e respeitosamente tratada por todos, teve sua vida profissional debruçada à saúde de Uruoca, tendo, por muitas vezes, assumido plantão de até 72hs seguidas para garantir atendimento à população e escala coberta. Sempre muito generosa, habilidosa e amante da profissão, ajudou a vir ao mundo muitas crianças, deixando cravada, na história de nossa cidade, um legado de dedicação e amor à saúde uruoquense.

No ano de 2010, aposentou-se por tempo de serviço, mas custou a desprender-se espiritualmente da UMSU, pois, para ela, prestar atendimento de enfermagem era mais que uma atividade profissional, era missão divina, presente de Deus para si e para os outros.