VIDAS PRESERVADAS: CAMPANHA SETEMBRO AMARELO PROMOVE CAMINHADA COLETIVA EM URUOCA

Publicada em 11/09/2019 às 14:49:54 por Secretaria de Saúde

Uma onda amarela tomou conta do centro de Uruoca, na manhã desta terça-feira (10), com dezenas de pessoas, na Caminhada de Conscientização, que marca mais uma ação da campanha do Setembro Amarelo, organizada pelo Governo Municipal de Uruoca, por meio da Secretaria de Saúde, através do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família). A caminhada contou com a participação de servidores de todas secretarias municipais e alunos. O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio e durante todo esse mês, estão sendo realizadas ações nas unidades de saúde do município, com objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio e as suas formas de prevenção.

Falar sobre suicídio é importante. É uma questão de saúde pública e é extremamente necessário.O Setembro Amarelo é uma campanha que busca trazer o diálogo e prevenir o suicídio. 90% dos suicídios poderia ser evitado com ajuda psicológica. A maioria deles é causada por doenças mentais que não são tratadas porque muita gente nem sabe que precisa de tratamento. Aproximadamente 60% das pessoas que morrem por suicídio não buscam ajuda.

Saiba Mais...

Desde 2015 o mês busca a conscientização e a prevenção do suicídio. O mês foi escolhido em razão do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, celebrado todo ano em 10 de setembro. No mundo todo, aproximadamente uma pessoa se mata a cada 40 segundos. Só no Brasil, o suicídio é a quarta causa mais comum de morte de jovens. O assunto é um tabu. Não falamos dele. A mídia evita por medo de aumentar os números, as pessoas evitam por medo do assunto em si e com isso, acabamos cortando o diálogo necessário.

Anexos