V CAMPANHA NACIONAL DE HANSENÍASE, VERMINOSES, TRACOMA E ESQUISTOSSOMOSE EM URUOCA

Publicada em 10/04/2018 09:11:36

O Governo Municipal de Uruoca por meio da Secretaria da Saúde comunica que, a V Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses, Tracoma e Esquistossomose ocorrerá no nosso município a partir desta terça-feira,10, e vai até 31 de maio, em 13 escolas uruoquenses, com educandos entre 5 e 14 anos de idade com vulnerabilidade social e elevado risco de adoecimento para essas doenças.

O objetivo é esclarecer sobre os sinais e sintomas e ensinar a se proteger dessas doenças, favorecendo o diagnóstico precoce e o tratamento imediato. Durante a campanha, será realizada busca ativa de casos novos de hanseníase e exame dos contatos, profilaxia para as geo-helmintíases, exames para detecção e tratamento dos casos de tracoma em escolares e dos contatos domiciliares.

SAIBA MAIS:

Hanseníase

Doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Atinge principalmente a pele e os nervos de pessoas de qualquer sexo, idade ou classe social. Se não for tratada, a doença pode causar diversas deformidades pelo corpo.

Verminoses

Infecções causadas por parasitas que se instalam no interior do corpo. As verminoses podem causar dores abdominais, diarreias frequentes, anemia, palidez excessiva, perda de peso, barriga inchada e sangramentos intestinais. Em crianças, pode haver dificuldade de aprendizagem e retardo no crescimento.

Tracoma

Doença bacteriana que acomete os olhos. Se não for tratada, pode prejudicar a visão e causar cegueira. Os olhos de pessoas afetadas pelo Tracoma podem apresentar vermelhidão, lacrimejamento, coceira, irritação, secreção, sensação de corpo estranho e intolerância à luz. Em alguns casos, não há manifestação de sintomas.

Prefeitura Municipal de Uruoca

Rua João Rodrigues, 173, Centro / CEP: 62460-000