SECRETARIA DE SAÚDE DE URUOCA DISPONIBILIZA VACINA CONTRA O SARAMPO

Publicada em 12/02/2020 às 15:10:03 por Secretaria de Saúde

A primeira etapa da campanha nacional contra o sarampo começou nesta segunda-feira (10), e deve seguir até 13 de março. A campanha tem como objetivo interromper a cadeia de transmissão do sarampo e evitar que a doença se propague. O ‘Dia D’ de vacinação será realizado em neste sábado 15 de Fevereiro.



PÚBLICO-ALVO:



- 05 a 19 anos



SAIBA ONDE SE VACINAR:



- Unidade Básica de Saúde Eudes Matos



- Unidade Básica de Saúde Jan Keuly



As Unidades Ficarão abertas das 08 às 16 horas.



SARAMPO:



- O sarampo é uma doença infecto-contagiosa provocada pelo Morbili vírus e transmitida por secreções das vias respiratórias como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. O período de incubação, ou seja, o tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas, é de cerca de 12 dias e a transmissão pode ocorrer antes do aparecimento dos sintomas e estender-se até o quarto dia depois que surgiram placas avermelhadas na pele. O sarampo é uma doença potencialmente grave. Em gestantes, pode provocar aborto ou parto prematuro.



SINTOMAS:



- Além das manchas avermelhadas na pele (exantema maculopapular eritematoso), que começam no rosto e progridem em direção aos pés, podemos citar os seguintes sintomas: febre, tosse, mal-estar, conjuntivite, coriza, perda do apetite e manchas brancas na parte interna das bochechas (exantema de Koplik). Otite, pneumonia, encefalite são complicações graves do sarampo.

Anexos