SECRETARIA DE SAÚDE ALERTA POPULAÇÃO PARA O COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI EM URUOCA

Publicada em 14/02/2020 às 09:05:11 por Secretaria de Saúde

Com a intensificação do inverno, aumenta a incidência de chuva em todo o Estado, o que favorece a proliferação do mosquito. Pensando nisso que, o Governo Municipal de Uruoca, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu na manhã desta sexta-feira (7), o dia “D” da campanha Uruoca contra o mosquito. Com o slogan \"O perigo é para todos. O combate também\" a campanha tem como objetivo alertar sobre os riscos da dengue, zika e chikungunya e reforçar a necessidade da eliminação de possíveis criadouros do mosquito dentro das próprias casas.

Cuidados com armazenamento de águas de chuva:

Lembramos ainda sobre os cuidados que devem ser tomados com relação ao armazenamento de água captada das chuvas. É importante que os recipientes sejam devidamente tampados ou cobertos com telas bem finas e que as águas sejam cloradas. Estas águas estão se tornando grandes focos do mosquito Ades Aegypti, transmissor da Dengue, do Zika vírus e da Febre Chikungunya por descuido da população. Vale ressaltar que os ovos depositados pela fêmea do mosquito podem permanecer viáveis por até 450 dias no seco. Basta estar novamente em contato com a água para que em quinze dias esteja voando.

O aumento dos casos de dengue está ocorrendo em todo o Estado devido a fatores climáticos: muita chuva e aumento da temperatura por isso estão intensificando os trabalhos no sentido de combater a dengue, a febre chikungunya e o zika vírus, e o retorno da febre amarela é necessário que toda população se uma em torno desta causa.

Anexos