SECRETARIA DA SAÚDE REALIZA PALESTRA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO CALENDÁRIO VACINAL E PRÁTICAS DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Publicada em 03/05/2018 às 10:50:00 por Secretaria de Saúde

O Governo Municipal de Uruoca através da Secretaria da Saúde realizaram uma palestra sobre a importância do calendário vacinal durante o desenvolvimento infantil e alimentação saudável. Idealizando a vacinação como um serviço preventivo recomendado para as crianças e a sociedade. De forma que, venha conferir uma imunização duradoura que visa a interrupção de formas graves da doenças bacterianas e as virais.

Os chamados “hábitos alimentares” remete a população as mudanças drásticas na forma de comer, porém, se tal mudança ocorresse na infância os hábitos alimentares saudáveis se tornariam um costume de gradual e sem dificuldades.

A facilidade dos alimentos industrializados compromete a diversificação de comidas naturalmente produzidas ou com poucos processos industriais inter passados, para que tais alimentos seja ofertado ao paladar infanto-juvenil. Incentivando os pais que a ação deve surgir desde a infância e que deles responsáveis, parte o princípio de educação alimentar, traz uma nova perspectiva de responsabilidade quantos as morbidades, como por exemplo a obesidade.

A vacinação estimula de forma ativa o organismo a fazê-lo produzir anticorpos (mecanismos de defesa) no organismo, de tal forma, elas educam o sistema imunológico a reconhecer agentes agressores e oportunizando tempo de reação do organismo hábil para tal defesa e recuperação. Assim explanando com pais e crianças o processo, possibilitou a oportunidade de maiores conhecimentos e identificação as fragilidades das crianças para o momento vacinal, explicando de forma lúdica a importância de manter caderneta vacinal em dias.