PRIMEIRA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO EM URUOCA

Publicada em 11/05/2018 às 09:22:57 por Secretaria de Educação

O Governo Municipal de Uruoca, por meio da Secretaria da Educação, promoveu nesta terça-feira, 08, no auditório da Secretaria, a formação continuada do Programa Novo Mais Educação. A formação foi dividida por turnos com participação dos articuladores e gestores das escolas que aderiram o Programa. Pela manhã com práticas pedagógicas de língua portuguesa com o tema: Leitura na Perspectiva Interacional: construindo rotinas para formar leitores e escritores. Já no período da tarde a formação foi através de práticas pedagógicas de Matemática com a temática: Matemática, aprendizagem e ensino.

O Programa Novo Mais Educação, foi criado pela Portaria MEC no 1.144/2016 e regido pela Resolução FNDE no 17/2017, é uma estratégia do Ministério da Educação que tem como objetivo melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes. Em Uruoca, o programa será coordenado pela formadora municipal Ruth Teixeira.

A Secretaria Municipal da Educação, aderiu ao Programa Novo Mais Educação por meio do PAR do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (SIMEC), com a indicação das escolas vinculadas habilitadas a aderir ao Programa. Serão contemplados pelo programa sete escolas sendo elas: EEF Murilo Aguiar, EEF Dona Alcídia Sales, EEF Valdemar Rocha, EEF CEL. Domingos Alves, EEF Francisco Marques Vieira, EEF Né Conrado, EMEFTI Naiza Lira Rocha. Atendendo 793 alunos, com acompanhamento pedagógico de língua portuguesa e matemática, e outras atividades complementares, que são selecionados pelas escolas de acordo com a necessidade dos alunos.

O Programa terá o objetivo de impulsionar a melhoria do desempenho educacional mediante a complementação da carga horária em quinze horas semanais no contra turno escolar. Nesta edição, o público-alvo será de estudantes matriculados entre 3o ao 9o ano do Ensino Fundamental regular.

Durante a formação a coordenadora local do programa e gerente do MAISPAIC-PNAIC Tuanny Carneiro, também participou da formação durante a realização do planejamento pedagógico, e contribuindo para a realização do momento que teve como objetivo refletir sobre a importância dos atos de ler e de escrever, construção de jogos e práticas pedagógicas, perceber a leitura como um processo de construção de sentidos e estratégias de leitura, compreensão e produção de textos para gêneros textuais específicos. Propor rotinas de aula para trabalho semanal em sala de aula. Atividades interagindo com números e funções convivendo com a geometria usando o alinhamento concreto de maneira que contribui para ampliação dessas práticas didática do professor.