ESTREITANDO OS LAÇOS ENTRE ESCOLA, ALUNOS E OS PAIS: GOVERNO DE URUOCA PROMOVE DIA DA FAMÍLIA EM ESCOLAS MUNICIPAIS

Publicada em 04/05/2018 às 08:16:22 por Secretaria de Educação

Colaboração, diálogo e proximidade para um bem comum: melhorar a educação para transformar a sociedade. A participação da família na educação escolar de seus filhos traz impactos positivos não apenas ao percurso acadêmico de crianças e jovens, mas também à escola, que passa a contar com a contribuição de outros agentes para pensar, se responsabilizar e participar das decisões escolares, e ainda aos próprios familiares, que aprendem e se transformam a partir dos desafios que a educação e a relação em comunidade apresentam.

Pais e filhos do município de Uruoca participaram no dia 24 de abril, das atividades do Dia da Família na Escola. A data foi celebrada nas escolas da rede municipal e teve uma programação bem diversificada e participativa. Assegurado pela lei municipal nº 167/2015, de 29 de junho de 2015, o dia 24 de abril, é Dia da Família na Escola. Que tem por objetivo, promover ações de integração da família x escola.

O comprometimento familiar é fundamental para o desenvolvimento do aluno. Pais mais próximos dos filhos e da escola influenciam o seu desempenho. Os pais precisam estar preparados para auxiliar os filhos nas suas escolhas profissionais. Por isso, é essencial fortalecer o vínculo entre família e escola. É esse vínculo entre família e escola que a data estimula, lembrou o prefeito municipal Francisco Kilsem, que acompanhou as atividades, além da escola de sua filha, CEI Vânia Rocha, em outras escolas da rede.

O Secretário de Educação, professor Paulo Ricardo, salientou que escolas onde os pais são atuantes, são mais efetivas. “O diretor consegue realizar um trabalho melhor e os professores conseguem ter um feedback daquilo que estão fazendo. Pesquisas internacionais mostram isso. Escolas onde a família tem uma participação efetiva são escolas com melhores resultados”, afirmou.

Saúde, esporte, atividades culturais, teatro, dança, jogos e a relação da família com a escola foram os destaques do Dia da Família na Escola realizado nas 14 escolas da rede municipal, contemplando as famílias de todos os alunos regulamente matriculados.