DIA D: CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA VÍRUS INFLUENZA EM URUOCA

Publicada em 10/05/2019 às 10:53:53 por Secretaria de Saúde

Na última sexta-feira (3) e sábado (4), foi realizado no município uma grande mobilização da campanha de vacinação contra a gripe provocada pelos vírus influenza. O Dia D teve mobilização em todas unidades básicas de saúde do município, atendendo à população público-alvo da campanha. O objetivo da estratégia é, principalmente, ampliar o acesso da vacina à população. São priorizados os públicos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Algumas pessoas, como idosos, crianças novas, gestantes e pessoas com alguma comorbidade possuem um risco maior de desenvolver complicações devido à influenza. A vacinação é a intervenção mais importante na redução do impacto da influenza.

Saiba mais:
A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).

Devem ser vacinadas:
- Crianças entre 6 meses de vida e menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
- Gestantes;
- Puérperas (até 45 dias após o parto);
- Indivíduos com 60 anos ou mais de idade;
- Trabalhadores da saúde;
- Professores das escolas públicas e privadas;
- Povos indígenas;
- Grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Procure um posto de saúde mais próximo e participe da campanha. Para outras informações, vá até um posto, ou se dirija à sede da Secretaria de Saúde de Uruoca.