CONTRA A GRIPE, SEU ESCUDO É A VACINAÇÃO: CONFIRA O CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA

Publicada em 11/04/2019 às 16:27:00 por Secretaria de Saúde

Começa nesta quarta-feira (10), a campanha de vacinação contra influenza em Uruoca, a campanha segue até dia 31 de maio. A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da (OMS). São priorizados os públicos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. A inciativa busca prevenir casos da infecção viral que atingem o sistema respiratório. Procure um posto de saúde mais próximo e participe da campanha. Para outras informações, vá até um posto, ou se dirija à sede da Secretaria de Saúde de Uruoca.

Influenza:

É uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura 1 semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.

Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Algumas pessoas, como idosos, crianças novas, gestantes e pessoas com alguma comorbidade possuem um risco maior de desenvolver complicações devido à influenza. A vacinação é a intervenção mais importante na redução do impacto da influenza.

Anexos