CONFIRA O RELATÓRIO QUANTITATIVO DOS SERVIÇOS OFERTADOS PELA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL EM 2018

Publicada em 15/02/2019 às 16:18:45 por Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho Empreendedorismo e Renda

Cuidar das pessoas e garantir seus direitos de cidadãos têm sido uma das prioridades da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Empreendedorismo e Renda de Uruoca. Entre os principais benefícios e programas procurados pela população estão: Programa de Atenção Integral à Família – PAIF, Bolsa Família, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Programa Criança Feliz, dentre outros.

Atualmente, o município conta com dois CRAS, sendo um, no distrito de campanário e outro na sede, oferecendo e trabalhando através do desenvolvimento dos usuários com atividades que fortalecem os vínculos familiares. As equipes realizaram diversas visitas domiciliares, encaminhamentos, reuniões socioeducativas, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), além de orientações e esclarecimentos em eventos realizados.

Em 2018, a Secretaria registrou um número recorde de 3.333 visitas realizadas pelo programa Criança Feliz, destas visitas 489 destinada às gestantes e 2.844 crianças de 0-3 anos. O programa ainda solucionou 43 demandas recebidas. O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), realizou cerca de 1.700 atendimentos, com 663 visitas domiciliares e 26 reuniões do PAIF. Já o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) atendeu uma quantidade de 266 usuários, tendo como público-alvo, crianças, adolescentes e idosos. Dentre estes, também foi realizado atendimentos prioritários, como: Violência/negligencia, pessoa com deficiência e situações de isolamento.

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Uruoca, segue empenhada em reorganizar e ampliar seus programas. Almejando o atendimento integral às famílias e suas ramificações, estabelecendo como prioridade os segmentos que se encontrem em situação de maior vulnerabilidade social, empenhado em garantir a seguridade social e os diretos humanos. “Os números mostram como estamos avançando gradualmente nos trabalhos realizados em equipe e trazendo muito benefício a toda população Uruoquense. Trabalhando todos os dias com mais responsabilidade e liberdade para ampliar novos projetos”, disse a Secretária da pasta, Maria Zuleide.

São diversos os programas sociais que a Secretaria oferece. Ela tem como missão promover um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade civil organizada, que garanta a quem precisar de proteção, amparo e promoção. Viabilizando a inserção dos cidadãos nas demais políticas públicas necessárias ao exercício dos direitos sociais e individuais. Se informe sobre os critérios para participar dos programas, o Governo Municipal de Uruoca quer garantir que você tenha acesso a todos os seus direitos.

Confira o relatório quantitativo dos usuários, por faixa etária:

- 0 a 17 anos: 206 participantes

- a partir de 60 anos: 60 participantes