COMUNICADO SECRETARIA DE SAÚDE

Publicada em 26/03/2020 às 00:30:28 por Secretaria de Saúde

O Governo Municipal de Uruoca, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem comunicar à população que diante da Pandemia causada pelo novo CORONAVÍRUS, algumas medidas estão sendo tomadas para evitarmos a disseminação do vírus.
Orientamos à população que nesse momento à prevenção é a melhor forma de evitarmos casos em nosso município:
* lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, ou usar desinfetante para as mãos à base de álcool gel 70% quando a primeira opção não for possível;
* evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
* evitar contato próximo com pessoas doentes;
* evitar estar em locais com aglomerações de pessoas.
* ficar em casa quando estiver doente;
* usar um lenço de papel para cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, e descartá-lo no lixo após o uso;
* não compartilhar copos, talheres e objetos de uso pessoal;
* limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
* manter ambientes bem ventilados e higienizar as mãos após tossir ou espirrar.

Os indivíduos que estejam chegando no município com origem dos países com epidemia do coronavírus e/ou dos centros com disseminação comunitária, como Rio de Janeiro e São Paulo, devem ficar em isolamento domiciliar por 14 dias, evitando contato com outras pessoas, principalmente com os grupos de riscos, como idosos e pacientes com doenças crônicas.

De acordo com a OMS, a estimativa é que o período de incubação seja de 1 a 14 dias. Ou seja, o vírus teria esse tempo para se manifestar. O mais comum é a manifestação por volta de cinco dias. Mas há pessoas que não apresentam sintomas.

Caso apresente os sintomas:
* Febre
* Tosse
* Coriza
* Dor de garganta
* Dificuldade de respirar
O paciente deve procurar a unidade de saúde para receber as orientações e realizar a coleta de material para o exame.

Caso os sintomas sejam leves, o paciente ficará em isolamento domiciliar, sendo monitorado pela Equipe de Saúde. Se os sintomas sejam graves o mesmo será transferido para o Hospital Regional Norte.

Estaremos usando os veículos de comunicação para estar informando à população sobre as novas orientações do Ministério da Saúde e/ou Secretaria de Saúde do Estado, tendo em vista que estamos em constante treinamento com esses órgãos para darmos à população o melhor serviço possível.