BIBLIOTECA FARIAS BRITO DESENVOLVE PROJETO PARA APADRINHAMENTO DE LEITORES

Publicada em 17/01/2018 às 19:25:00 por Secretaria de Cultura, Esporte, Juventude e do Deporto

Promover o gosto pela leitura, atualizar a coleção disponível e incentivar o empréstimo são as motivações da Biblioteca Pública Municipal Farias Brito para lançar um projeto de cariz comunitário, que apela à participação de todos os leitores e amigos da Biblioteca.

Padrinhos da Leitura é um projeto que apela à participação da comunidade para a partilha das novidades e dos recursos, para a renovação e atualização do acervo, para a valorização da leitura num suporte tradicional, num momento marcado pelo protagonismo crescente das redes sociais, das tecnologias e dos recursos digitais.

Para aderir ao projeto e tornar-se Padrinho da Leitura, há que conhecer a lista Anual de sugestões para oferta, onde constam os títulos dos Livros mais procurados durante o ano, selecionar o documento preferido da lista; informar os serviços da biblioteca da escolha (via e-mail, telefone ou no local); preencher a Ficha de Apadrinhamento e entregá-la na Biblioteca, juntamente com o “documento apadrinhado”. Para ser Padrinho não é necessário ser leitor da Biblioteca… mas esta será uma excelente oportunidade para se tornar leitor!

Todos aqueles que participam no projeto passam a usufruir de um conjunto de benefícios:

- Nome inscrito no Quadro de Honra dos Padrinhos da Leitura da BMFB e na ficha de descrição do catálogo bibliográfico;

- Diploma de Padrinho da Leitura;
- Solenidade de reconhecimento.

O Projeto Padrinhos da Leitura da Biblioteca Pública Municipal de Farias Brito visa colmatar a necessidade de informação dos utilizadores, através da atualização do seu acervo e, simultaneamente, estimular o envolvimento da comunidade no crescimento da biblioteca; promovendo o sentido de partilha e de solidariedade social e uma cidadania ativa. Com esta iniciativa a biblioteca pretende fortalecer os laços existentes entre a biblioteca e os seus utilizadores. O Projeto terá o período de arrecadação de 03 meses com início a partir do mês de janeiro e vai culminar em março de 2018.


FICHA DE APADRINHAMENTO

O apadrinhamento de um ou mais livros assenta na partilha com a BIBLIOTECA PUBLICA MUNICIPAL da responsabilidade pelo mesmo, havendo por parte do padrinho uma contribuição de doação de título(s) para o acervo. Todos os livros apadrinhados ficarão à disposição para leitura in loco, empréstimos e pesquisas. Findo o período de apadrinhamento, o padrinho será contactado pela entidade para uma possível renovação do mesmo.