100% DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL PARTICIPAM DO PRIMEIRO CICLO DA FORMAÇÃO CONTINUA

Publicada em 27/04/2018 às 14:54:44 por Secretaria de Educação

O Governo Municipal de Uruoca através da Secretaria da Educação concluiu com sucesso o primeiro ciclo de formação continuada contemplando cerca de 200 professores. No período de 10 a 20 de abril todos os professores, organizados por modalidade e ano de ensino participaram de encontros de formação. Ação esta, que é vista como fundamental para melhorar as práticas, troca de experiências e alinhamento das rotinas e orientações que são estabelecidas com foco na melhoria da aprendizagem dos alunos.

Os encontros de formação continuada foram organizados pensando na complexidade e na diversidade que os professores encontram nas situações

cotidianas. A Secretaria da Educação acredita que, para que a formação do professor faça sentido, ela deve contemplar estudos e momentos coletivos, para que o grupo: reconheça a sua realidade e a tome como ponto de partida; não negue as urgências e incertezas da ação pedagógica; contribua para a criatividade; reconheça que a solidão sentida por muitos professores pode e deve ser rompida por meio de um projeto de formação que evite a improvisação e que varra o desânimo para fora das escolas. Pensando assim, a equipe de formadores investiram no estudo e no estreitamento da relação entre teoria e prática. A construção e adequação de diversificados materiais para oferecer como suposte aos grupos de professores foram prioridade para esse primeiro momento. O fazer do professor é complexo e sofisticado, não pode prescindir da teoria, mas necessita de diferentes materiais para que seu ofício, o ofício de mestre, seja carregado de autoridade, conhecimento e segurança.

Participaram os professores da Educação infantil, da educação inclusiva, da educação de jovens e adultos, do ensino fundamental I e II.